09/08/2015

Poupança não! Saiba onde investir para ganhar no curto prazo

A rentabilidade da poupança encontra-se inferior à inflação, o que torna seu poder aquisitivo menor.

Utilizando o cenário de Janeiro/2015 a Junho/2015, observa-se que o investidor obteve o retorno na poupança acumulada de 3,61%, enquanto o IPCA (Índice Oficial da Inflação) ficou em 6,17%. Portanto quem investiu na poupança neste período obteve uma rentabilidade real de -2,56%.

Qual seria o melhor investimento considerando o mesmo prazo e um valor de R$10.000,00 ?

A melhor opção seria o Tesouro SELIC, um título público que acompanha a taxa básica de juros da economia, no atual cenário econômico encontra-se no patamar de 13,75% a.a. 

As principais vantagens de se investir em títulos públicos são:
  • Baixo risco de crédito;
  • Rentabilidade atrativa, considerando patamares atuais;
  • Liquidez diária (o Tesouro recompra os títulos diariamente);
  • Mínimo para investimento R$30,00, o que permite ao pequeno investidor ter acesso à mesma taxa de um grande investidor.
O investimento em Títulos do Tesouro possui um custo anual sobre o valor investido de 0,30% pagos à BM&F Bovespa, mais taxa de custódia  paga à corretora. Procure as que ofereçam baixas taxas (entre 0,10% e 0,30% a.a.).

Há também a incidência de imposto de renda  sobre a rentabilidade, de acordo com o prazo de permanência no investimento, sendo alíquota mínima de 15% após dois anos. Porém, mesmo após esta dedução a rentabilidade atual é mais atrativa do que a poupança.


Fonte: Infomoney

0 comentários:

Postar um comentário